Exclusivo: motos terão prioridade na Padre Eustáquio, Rio Pomba e Pará de Minas
Exclusivo: os cruzamentos com semáforos ao longo das ruas Padre Eustáquio, Pará de Minas e Rio Pomba terão área específica para motos, numa espécie de “grid de largada”. A medida é uma estratégia para evitar – ou ao menos reduzir – o número de acidentes envolvendo motociclistas e garupas nos corredores que cortam os bairros Padre Eustáquio e Carlos Prates.
A BHTrans já começou a pintar o asfalto para marcar os espaços exclusivos para as motos. Uma campanha informativa deverá ser lançada nos próximos dias para orientar quem mora ou dirige nos dois bairros.
Para você entender melhor, observe a foto desta reportagem (acima): a moto vermelha está entre duas linhas brancas pintadas antes da faixa de pedestre. Este é o espaço chamado de motobox. A área ainda não está devidamente sinalizada: a BHTrans irá pintar, entre as linhas, o desenho de uma moto.
“Começamos a pintar as faixas e, em breve, (a área chamada de) motobox começará a funcionar nestas vias”, disse com exclusividade ao portal www.jornaldopadreeustaquio.com.br o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira.
Acidentes com motos no Padreco são constantes, devido a imprudência de muitos condutores. Mas também por causa do intenso fluxo de veículos nas três vias que redeberão o “grid d largada”. A situação não é diferente em outras partes da cidade. A quantidade de motociclistas e garupas que dão entrada no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) Joâo XXIII mostra que o assunto precisa ser tratado como caso de saúde pública.
No primeiro trimestre de 2016, 1.568 homens e mulheres foram socorridos no HPS depois de caírem de motos. A título de comparação, este número foi 65% superior aos acidentados em carros, caminhonetes, ônibus e caminhões: 952 pessoas.