Padre Eustáquio e Carlos Prates terão faixa preferencial para ônibus
Exclusivo: ônibus terão faixa preferencial nas ruas Padre Eustáquio, Pará de Minas e Rio Pomba. A informação foi repassada com exclusividade ao site www.jornaldopadreeustaquio.com.br pela BHTrans.
A novidade, entretanto, é diferente do que ocorre na avenida Pedro II, onde os ônibus circulam em faixa exclusiva (azul), vigiada por radares. Já a preferencial é na cor branca, a exemplo do que ocorre na Via-Expressa: carros, motos e ônibus e demais veículos podem trafegar sem serem multados.
Segundo a BHTrans, as faixas preferenciais ocorrerão nos seguintes horários: das 7h às 9h no sentido Centro e das 17h às 19h, em direção aos bairros.
Daí você pode se perguntar: então para que serve a faixa preferencial (e não exclusiva) para os coletivos? A resposta é: valorizar o transporte público na intenção de que o tempo de viagem seja menor em relação ao particular. Na prática, o objetivo do poder público é estimular a população a deixar o carro ou a moto na garagem e migrar para o transporte coletivo.
Será que vai dar certo? Usuários reclamam que a qualidade do transporte público está longe da ideal. Mas o projeto já começou a sair do papel. O morador atento já percebeu que a BHTrans já começou a pintar a faixa preferencial na Padre Eustáquio.
Esta não é a única novidade na circulação de veículos no bairro. Conforme o site www.jornaldopadreeustaquio.com.br publicou com exclusividade no fim de outubro, as motos também terão prioridade nas ruas Padre Eustáquio, Pará de Minas e Rio Pomba.
As áreas conhecidas como motobox estão sendo pintadas ao longo das três vias.
Você também poderá gosta de ler:
50 anos depois de criado em BH, Faixa Azul chega ao Padre Eustáquio
Mudanças na direção de ruas no Padre Eustáquio