A função da literatura infantil
Paulo Fernandes –
Olá, pessoal!
Você já se perguntou alguma vez qual é a função da literatura infantil? Qual a importância dela para formação da criança?
No ensaio “Direito à Literatura”, publicado em 1988, Antônio Cândido – célebre crítico literário – afirma que “a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação, entrando, nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo. Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudicais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática”.
Seguindo a linha de pensamento do crítico, penso que a literatura além de instruir e educar, apresenta ainda as funções de divertir, emocionar, conscientizar, integrar e libertar.
Dentre as funções apresentadas, penso que a primeira é a de divertir, visto que a literatura através do poder lúdico da palavra manifesta a criatividade.
Artigo continua abaixo do vídeo
A literatura infantil tem a capacidade de manifestar sensibilidade através do poder libertante da palavra, despertando emoções no pequeno leitor.
A criança que tem contato com a literatura, desde muito cedo, desenvolve uma compreensão maior de si e do outro, permitindo assim a integração e uma maior solidariedade.
Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes
A literatura infantil amplia o potencial criativo e os horizontes da cultura e do conhecimento, o que possibilita um ganho considerável no desenvolvimento da criança.
As crianças, em contato com a literatura, acessam o imaginário coletivo que são imagens, símbolos e mitos que utilizamos para entender o mundo e as relações com as pessoas. São muito encontrados no folclore e em outras literaturas.
Clique aqui para ler notícias do bairro Padre Eustáquio
A literatura contribui na aprendizagem da linguagem, possibilitando as crianças descobrirem que existem palavras para descrever o exterior, assim como para nomear seus sentimentos.
Uma outra função da literatura infantil é a socialização cultural. Basta lembrarmos que uma das características que marcou o nascimento dos livros infantis foi o propósito de educar socialmente. Nas obras voltadas para as crianças encontramos, por exemplo, a transmissão cultural de modelos femininos e masculinos.
Precisamos lembrar que não basta dar livros as crianças. Nós pais e mães somos os principais responsáveis pelo acesso às obras literárias na infância, por isso temos um papel fundamental na formação do pequeno leitor.
Importante ressaltar que será na escola esse segundo momento de encontro com a literatura. Na minha última coluna abordei a importância da professora/professor na formação do pequeno leitor.
Eu acredito ainda que a literatura é um importante instrumento para trabalharmos os direitos e deveres das crianças. Venho realizando um trabalho nesse sentido desde 2018, mas tratarei desse assunto em uma próxima coluna.
Hoje quero agradecer ao escritor, ativista literário, agitador cultural da quebrada, amigo e parceiro Alfredo Lima pelo belo trabalho realizado em prol da literatura e formação de leitores.
Até semana que vem!!