Rodas de leitura: Literatura e Direitos Humanos
Paulo Fernandes – Olá, pessoal!
Na minha última coluna trouxe até vocês uma entrevista com a Doutoranda Laura Campolina que falou da relação entre Literatura e Direitos Humanos.
Hoje falarei de um trabalho que venho desenvolvendo desde 2018 na Escola Municipal Maria de Rezende Costa em parceria com Clube da Leitura, utilizando a literatura como instrumento para educação em Direitos Humanos.
O Ambiente educacional é o espaço onde ocorrem ações, experiências, vivências individuais e coletivas, relações com seu entorno, relações afetivas e oferece condições para realização de propostas culturais educativas. Sendo assim, se torna um ambiente propício a promoção dos Direitos Humanos.
Sabendo que a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos no Currículo da Educação básica se dá de diferentes formas, surge então o projeto Rodas de Leitura: Literatura e Direitos Humanos.
O projeto tem como foco a literatura e suas possibilidades, lembrando que esta possibilita o trabalho com a diversidade e o encontro do sujeito com ele mesmo e com o outro, promovendo assim a ética da alteridade
E foi pensando no contexto escolar como promotor dos Direitos humanos que surgiu a ideia de uma Educação em Direitos Humanos trabalhando a literatura, fazendo uso de obras que contribuam para construção de sujeitos éticos, responsáveis e respeitosos que se tornem multiplicadores dos fundamentos da EDH não apenas em sala de aula e nos corredores da escola, mas também na comunidade da qual fazem parte.
O Rodas de Leitura tem como objetivo possibilitar as crianças um encontro com universo literário e sua diversidade, contribuir para formação em valores humanos trabalhando direitos e deveres das crianças e realizar um trabalho em parceria com a escola e profissionais diretamente ligados as crianças inseridas no projeto.
Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes
O projeto acontece uma vez por semana e tem a duração de duas horas. A cada encontro obras literárias são apresentadas as crianças, que realizam a leitura em grupos, debatem e depois compartilham em uma grande roda a leitura e as reflexões proporcionadas, sempre relacionando com direitos, deveres e valores humanos necessários para uma sociedade mais justa.
Durante estes dois anos de projeto, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer diversas obras literárias e a partir delas trabalhar a diversidade, além disso puderam ter contato com escritoras, escritores e pessoas ligadas a defesa dos Direitos das crianças, que estiveram presentes no Rodas de Leitura.
Em 28 de setembro o Rodas de leitura promoveu em parceria com Clube da leitura, profissionais da escola e apoio da Diretora Élida, Vice-Diretora Magda e Coordenadora Pedagógica Sandra o I Seminário Literatura Infanto-Juvenil e Direitos Humanos.
O evento foi aberto a toda comunidade e envolveu todas as crianças da escola Municipal Maria de Rezende Costa.
Na próxima coluna conto a vocês como foi o seminário.
Até próxima semana!