Escola Lúcio dos Santos inaugura museu em homenagem ao patriarca

Escola mais antiga da região Noroeste de Belo Horizonte, a Lúcio dos Santos (rua Padre Eustáquio, 16) irá inaugurar um museu para homenagear tanto a memória do professor mineiro que empresta o nome à instituição de ensino quanto o bairro Carlos Prates. 

A inauguração será na próxima segunda-feira (18), às 8h30, com presença de alunos, professores e convidados. O acervo reúne documentos, fotos e objetos antigos.

Clique aqui para ler outras notícias da região


Para tirar a ideia do papel, uma comissão de professores foi da escola foi à cidade colonial de Ouro Preto pesquisar sobre a vida de Lúcio Santos (Cachoeira do Campo, 1875 – Belo Horizonte, 1944).

“Fizemos uma pesquisa em documentos do século XIX, quando descobrimos que Lúcio dos Santos exerceu cargo público em Ouro Preto. Estamos resgatando a história da sua vida”, disse Maria Guilhermina Coimbra Bueno, diretora da escola, que em 2019 completou 90 anos.

Lúcio Santos foi engenheiro, advogado, professor e historiador. Primeiro, formou-se em engenharia civil e de Minas em Ouro Preto, onde também lecionou. Em seguida, em São Paulo, obteve o título de bacharel em direito.

Como educador, foi reitor na UFMG e diretor de Instrução Pública do Estado, cargo equivalente ao de secretário de Educação.