Literatura na escola
Paulo Fernandes – Olá, pessoal!
Hoje convido vocês para uma reflexão acerca da função da escola na formação de leitores na infância e a relação desta instituição com a literatura.
Lanço aqui algumas perguntas para darmos inicio a nossa reflexão, as quais tentarei responder ao longo do texto. A escola forma Leitores? Qual o papel do professor na formação de leitores? Quais livros trabalhar com as crianças? Você conhece os projetos de formação de leitores da escola do seu filho? Qual a importância da leitura na sua casa?
Antes de responder ou tentar alguns apontamentos as indagações aqui colocadas, convido você para uma breve pausa na leitura, tentando assim responder as duas últimas perguntas.
Pronto? Então vamos para o que interessa, não é mesmo?
Afinal, as escolas formam leitores? Eu acredito que a escola tenha um papel muito importante na formação do leitor desde a infância até a adolescência. Mas para que isso aconteça, penso ser necessário algumas ações por parte da instituição.
São elas: uma biblioteca tendo a frente um bibliotecário(a) com a devida formação, cabe aqui ressaltar a Lei 12.244, aprovada em maio de 2010, que institui que, até maio de 2020, todas as escolas do país, públicas e privadas, deverão ter bibliotecas com bibliotecário responsável e um acervo equivalente a pelo menos um livro por aluno matriculado.
O bibliotecário(a) tem um papel importantíssimo na escola, visto que esse profissional tem o conhecimento adequado para aquisição de acervo com qualidade, construção de projetos literários para crianças e adolescentes e qualificação para indicação de obras aos alunos e alunas.
Outra ação importante por parte da escola é a constante formação dos professores no que diz respeito a Mediação de leitura e conhecimento acerca da importância da literatura literária como poderoso instrumento de formação das crianças.
Os professores têm um papel fundamental na formação da criança leitora, mas para que seu papel seja de fato efetivado, é necessário que ele seja um leitor. Lembro aqui que a criança aprende o que vive e vive o que aprende, e as professoras e professores são referências para crianças, por isso acredito que o professor leitor pode vir a despertar a criança leitora.
Algumas ações simples por parte dos professores(as) podem fazer a diferença, entrar em sala lendo um livro demonstrando total envolvimento com o mesmo e ao falar de uma obra literária demonstrar conhecimento e paixão. Reafirmo aqui, o professor leitor faz a diferença.
Mas quais livros trabalhar com as crianças? Essa é uma questão muito importante, pois é preciso estarmos atentos a faixa etária e aos interesses das crianças. O mercado editorial oferece muitas opções de livros infantis.
Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes
Diante uma vasta oferta de obras literárias infantis é preciso que ao escolher se leve em consideração a qualidade do texto, ilustrações e projeto gráfico. Mas como fazer isso?
Consultando o Bibliotecário(a), professora/professor de literatura ou um profissional qualificado para tal.
Clique aqui para ler notícias do Bairro Padre Eustáquio
A escola pode e deve formar leitores, mas para que isso aconteça é necessário investir na aquisição de obras literárias de qualidade.
Para encerrarmos faço uma última pergunta e retomo as duas primeiras feitas: na escola do, seu filho(a) tem bibliotecário(a)?Você conhece os projetos de formação de leitores da escola do seu filho? Qual a importância da leitura na sua casa?
Até a próxima semana.