PME´s: utilizem a tecnologia a seu favor!
Por Adriana Bomfim –
Vivemos uma época em que a tecnologia está mais acessível do que nunca, tornando-a indispensável no dia a dia. Hoje temos novas formas de nos comunicar e novas maneiras de compartilhar informações no meio corporativo. Por isso, visando gerenciamento e administração, o novo empreendedor deve buscar soluções para melhorar os resultados de seu negócio.
O tempo em que ser uma pequena empresa significava não lidar com tecnologia acabou: o cenário mudou! A transformação digital é um elemento fundamental para o crescimento e a continuidade dos negócios. O investimento em tecnologia da informação afeta positivamente todos os setores de uma empresa, criando rotinas e procedimentos mais inteligentes. Ferramentas tecnológicas podem ajudar no planejamento, produtividade e no relacionamento com o cliente ou com os colaboradores.
Clique aqui para acessar o site da Vettor Contabilidade
Texto continua abaixo da imagem
Existem procedimentos que demandam ponderação do gestor. As ações e decisões tomadas, mesmo em pequenos negócios, dependem de uma gestão eficiente das informações produzidas. Contudo, a soma de horas extras, a conciliação de saldos bancários, baixa de boletos de cobrança, a elaboração do termo de rescisão e a baixa no registro de funcionários podem ser realizados por um programa, exigindo apenas alguns poucos cliques, em vez de horas de trabalho.
Essa transferência de funções burocráticas para a máquina gera uma verdadeira revolução no cotidiano da empresa. Isso porque, ao mesmo tempo, reduzimos tempo de execução das tarefas e aumentamos a produtividade.
Clique aqui para ler notícias da região do Padre Eustáquio
Em vez de manter os arquivos espalhados nos diversos computadores da empresa ou, pior, em arquivos físicos, sem controle, com um software adequado, todos eles podem ser integrados em um mesmo sistema. A armazenagem de arquivos na nuvem pode trazer grandes benefícios para tais processos, principalmente por causa de duas características: a centralização e o compartilhamento de informações.
O custo logo se torna uma questão quando ouvimos falar em investimento, sendo um dos motivos pelos quais muitos empresários hesitam em tomar certas decisões. Contudo, esse conceito jamais pode ser tomado de forma isolada.
Comprar um cano novo gera um custo, mas manter um vazamento de água é ainda mais oneroso. Logo, não podemos tratar o investimento em tecnologia como custo, sem levar em conta os prejuízos de manter procedimentos e rotinas ineficientes, sobrecarregar os colaboradores com tarefas mecânicas e ter uma produtividade aquém do potencial do negócio. Os bens da empresa serão otimizados com o suporte da tecnologia, ou serão desperdiçados, como a água que escorre em um vazamento.
Adriana Bomfim
Sócia-Diretora da Vettor Contabilidade, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Ciências Contábeis (PUC/MG). Experiência como executiva em grupos empresariais, em contabilidade empresarial, controladoria, finanças, gestão de custos, orçamento empresarial e treinamentos em processos administrativos e financeiros.