Doenças psicossomáticas: um limite entre o corpo e o psíquico

Por Deise Dias –

As doenças psicossomáticas têm origem nas emoções e desaguam no corpo. O poder dos sentimentos reprimidos e dos pensamentos negativos são capazes de colocar em desarmonia e instabilidade qualquer organismo.

Existem somatizações mais comuns, que vão desde a depressão, à ansiedade e estresse. Muitas vezes, as causas são originadas por múltiplos fatores, tais como bullying, síndromes como de Burnout, excesso de trabalho, traumas, fobias, violência psicológica, vícios, etc.

Clique aqui para ler outras colunas de Deise Dias

No momento em que reprimimos as nossas emoções, elas vão sendo armazenadas em algum lugar no inconsciente e são “transbordadas” em alguma parte do corpo. Quando tratamos apenas do físico e não tratamos a causa, há grande chance de que o problema volte a ocorrer.

Texto continua abaixo da foto

Dias de Souza é psicanalista, mestra em psicologia pela UFMG Rua Jacutinga, 567, Padre Eustáquio // Blog www.deisedias.com.br Instagram @deisediaspsi facebook: deise.dias.507 facebook: psicanalisedeisedias

O tratamento destas doenças envolve a medicação para amenizar e controlar os sintomas físicos. A psicoterapia atua para desatar os nós emocionais.

É preciso que haja um médico especialista do mal físico e um psicólogo que possa ajudá-lo a compreender a origem da enfermidade.

Se você sofre ou já teve algum sintoma somatizado, não hesite em procurar tratamento para estas situações com um psicólogo!