Nova polêmica: União adia desativação do aeroporto Carlos Prates
O governo fedetal, por meio do Ministério da Infraestrutura, publicou nesta sexta-feira (24) portaria que transfere a data de desativação do aeroporto Carlos Prates, no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste de Belo Horizonte, de 31 de dezembro de 2021 para 1º de maio de 2022.
O terminal foi inaugurado em 1944, quando a região, então inóspita, era praticamente rural. Poucas décadas depois, surgiram diversos bairros no entorno e teve início o conflito entre arroporto e área urbana.
O Carlos Prates é importante para a formação de pilotos, auxílio a aeronaves que combatem incêndios e voos executivos. Por outro lado, além do barulho de aviões e helicópteros incomodar vizinhos, há constante receio de acidentes.
Em 2019, duas aeronaves caíram no Caiçara, ambas na rua Minerva. Seis pessoas, sendo duas atingidas em terra, morreram. De lá para cá aumentou a peessão de populares pelo fechamento do local.
Em 2 de setembro de 2020, o governo federal publicou portaria determinando o fechamento do aeroporto em 31 de dezembro de 2021. Agora, a data foi revista para 2 de maio de 2022.