PBH deseja construir Upa Noroeste em parte desativada do Hospital Alberto Cavalcanti
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, disse que a prefeitura deseja usar uma área do Hospital Alberto Cavalcanti, no Padre Eustáquio, para a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A PBH estaria conversando dessa possibilidade com o governo do Estado, responsável pelo Alberto Cavalcanti.
“Tenho feito um esforço danado para atender essa demanda, que é antiga na região. O Hospital Alberto Cavalcanti, que fica ao lado do aeroporto Carlos Prates, tinha uma Upa e hoje está abandonada. A minha intenção é aproveitar aquele espaço. Se o Estado de mer, eu coloco uma Upa para funcionar ali”, afirmou o prefeito Fuad Noman (PSD) em entrevista a rádio Super.
Além da unidade de saúde, a prefeitura procura por espaços no entorno do aeroporto para a construção de uma escola.
“Essa é mais uma necessidade. Mesmo que não seja dentro do aeroporto, tem áreas fora para aproveitar. Nós estamos estudando para fazer isso”, disse Noman a O Tempo.
Nota da FHEMIG
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), informa que não há área ociosa no Hospital Alberto Cavalcanti.
Desde 2019, a instituição foi vocacionada integralmente ao atendimento aos pacientes que necessitam de tratamento oncológico. A área onde funcionava o Pronto Atendimento foi destinada à Unidade de Decisão Clínica (UDC) e ao setor de infusão de quimioterápicos.
Atualmente, o hospital recebe pacientes encaminhados por meio da regulação municipal, cumprindo o acordo estabelecido entre gestor e prestador de serviços (Fhemig).
Clique aqui para ler outras notícias da região do Padre Eustáquio.