PBH construirá bairro com UPA, escola, centro cultural e 4,5 mil moradias no aeroporto Carlos Prates

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou o projeto para a construção de um novo bairro onde funcionou o Aeroporto Carlos Prates, desativado em abril deste ano. A proposta prevê a construção de 4,5 mil moradias, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), escola, restaurante popular, centro cultural e complexo esportivo.

 

 

Para a elaboração da proposta, técnicos da Prefeitura partiram de um diagnóstico que incluiu análise da área de entorno, malha urbana, zoneamento, densidade demográfica, usos da região (predominantemente residencial), tempo de acesso a pé para escolas, centro de saúde, comércio e equipamentos culturais. A partir desse estudo, a proposta engloba uma série de potencialidades para a região.

 

“Esta é uma proposta inicial da Prefeitura, que ainda poderá sofrer adequações. A orientação do prefeito Fuad Noman é uma destinação social para a área e, dentro do possível, atendendo às reivindicações e anseios de quem vive na região. Foram realizadas 17 reuniões com a comunidade antes de elaborar essa proposta, e estaremos abertos a quantos encontros mais forem necessários”, explica Pedro Maciel, subsecretário de Planejamento Urbano.

 

Estudo técnico apontou que o entorno imediato da área apresenta baixa densidade demográfica (0 a 72 habitantes por hectare), sobretudo na porção sul e leste. A região possui ainda um elevado coeficiente de aproveitamento (fator usado para medir o quanto de área pode ser construída), o que favorece a produção habitacional com elevada densidade, associada à implantação de comércio, serviços e equipamentos de uso coletivo.

 

A partir desses dados, a proposta elaborada pela PBH prevê a construção de 4,5 mil moradias com modelos e tamanhos diversificados. As unidades de interesse social serão divididas em imóveis para baixa (2,2 mil) e média (950) renda. Outros 30% do total (1.350) serão para livre comercialização, ou seja, uma conjugação de habitação social e de mercado.

 

O investimento será em parceria com a iniciativa privada, que poderá negociar parte dos imóveis. O valor, contudo, não foi revelado. Da mesma forma, o dia exato do início e o do fim das obras.

 

O novo bairro terá três entradas e saídas, sendo duas pelo Anel Rodoviário. Para melhorar a mobilidade, o projeto prevê duas passarelas sobre o Anel. A terceira entrada/saída será pela rua Ociente, em frente à praça Tejo.

 

A prefeitura irá aproveitar parte das estruturas do local, como a pista de skate e o campo de futebol de terra, que serão incorporados ao futuro centro esportivo.

 

A pista principa do ex-aeroporto será batizada de Alameda Parque da Aviação. Nela haverá o Museu da Aviação.

 

Um dos imóveis, construído em 2000 e hoje abandonado, dará lugar ao centro cultural. Já o restaurante popular será erguido próximo a uma das entradas/saídas do Anel Rodoviário.

 

Clique aqui para ler outras reportagens sobre a região.

 

Veja vídeo abaixo do dia em que um morador do Padre Eustáquio foi ao Namoro na TV.