Grandes mudanças poderão ocorrer na avenida Abílio Machado
A avenida Abílio Machado, que corta o bairro Alípio de Melo, poderá ganhar uma faixa exclusiva para ônibus em ambos os sentidos, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 19h30. Se a medida vingar, a pergunta que fica é: o estacionamento para veículos na via será proibido, a exemplo do que ocorreu com a Pedro II?
A proposta para faixas exclusivas para ônibus na Abílio Machado vai do trecho entre a Heráclito Mourão de Miranda e o Anel Rodoviário. Se a medida vingar, o trânsito será alterado.
Se a faixa exclusiva para ônibus for mesmo implementada, o trânsito precisará ser alterado. No sentido bairro-Centro, os carros e motos precisarão virar a Itobi do Oeste e acessar a Ivaí para chegar à Pará de Minas. No trecho da Itobi até debaixo do viaduto do Anel, apenas ônibus e caminhões poderão passar.
Algumas esquinas poderão ter semáforos. As mudanças fazem parte de uma proposta da Prefeitura de Belo Horizonte que foi colocada em consulta pública no site da PBH.
A BHTrans informa que a velocidade média dos ônibus vai aumentar, de 17,2km/h para 20,7 km/h. Veja abaixo algumas justificativas da BHTrans:
A PBH abriu uma consulta pública em seu site para saber a opinião dos moradores. Os documentos da consulta pública estão disponíveis no Portal da Prefeitura. A consulta pública será digital e ficará disponível para o envio de contribuições e sugestões no prazo de 30 dias, contados a partir da data da publicação no Diário Oficial do Município.