BHTrans poderá abrir canteiro central na Pedro II com Henrique Gorceix
Em atendimento à proposta do Jornal do Padre Eustáquio, a BHTrans confirmou a importância de abrir o canteiro central no cruzamento da avenida Pedro II com a rua Henrique Gorceix para melhorar o fluxo de veículos na região.
A proposta encaminhada pelo Jornal do Padre Eustáquio, por meio do repórter Paulo Henrique Lobato, que é integrante da Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) da BHTrans, prevê aliviar o tráfego em ruas como a Desembargador Tinoco e a Vila Rica, pois a abertura do canteiro central se torna mais uma vazão para os veículos.
A possibilidade de abertura do canteiro central foi analisada pela BHTrans durante um teste operacional realizado para apurar a necessidade de alteração de mão dupla para única num trecho da Vila Rica no bairro Caiçaras.
Durante o teste, foi constatado que ocorre retenções na Henrique Gorceix e na Desembargador Tinoco. Dessa forma, a BHTrans concluiu pela importância da abertura do canteiro central.
A obra, contudo, ainda depende de uma análise da Gerência de Estudos de Circulação e Projetos da BHTrans. Veja, abaixo, o comunicado oficial da BHTrans sobre o pedido do Jornal do Padre Eustáquio:
“Durante Teste Operacional realizado no período de 30/08/23 a 01/09/23, que contemplava alteração de circulação de mão dupla para mão única na rua Vila Rica e rua Henrique Gorceix (binário de circulação), constataram-se grande fluxo de veículos com retenção de trânsito na rua Desembargador Tinoco, entre av. Dom Pedro II e rua Progresso, no horário pico noite. Observaram-se a viabilidade técnica justificada para abertura do canteiro central e implantação de semáforo na av. Dom Pedro II com rua Henrique Gorceix e escoamento do fluxo de veículos da rua Henrique Gorceix, entre rua Desembargador Tinoco e rua Rio Pomba, ligação entre os bairros Caiçara e Padre Eustáquio, com alívio no trânsito na Rua Desembargador Tinoco com rua Vila Rica e melhoria na circulação de Transporte Coletivo nos dois sentidos, linha 4150 (Shopping Del Rey – BH Shopping). A demanda será encaminhada à Gerência de Estudos de Circulação e Projetos da BHTRANS, GECIP, para análise e projetos”.