Saiba qual escola do Padre Eustáquio e por qual motivo ela entrará para a história na próxima terça-feira (03.12)
A Escola Estadual Professor Morais, no bairro Padre Eustáquio, entrará para a história, na próxima terça-feira (03.12), durante grande evento na praça Tejo (em frente à portaria do desativado aeroporto Carlos Prates), a partir das 18h30, como a primeira instituição de ensino em Minas Gerais a protagonizar o “Projeto Moradores – Educação”.
Trata-se de um movimento cultural pela valorização das escolas como território de pertencimento à comunidade e memória das pessoas que passaram por elas ou vivem no entorno.
Essa valorização ocorre de várias formas. Uma delas é a realização de um documentário, o qual será exibido num telão durante o evento, com depoimentos de alunos e ex-estudantes, colaboradores e ex-servidores e pessoas com algum vínculo com a escola, como vizinhos.
Esses depoimentos ocorreram, no fim de outubro e no início de novembro, numa tenda montada no pátio da escola (foto acima). À época, o Jornal do Padre Eustáquio participou da campanha para convidar a comunidade a ir até ao local e contar histórias sobre a Professor Morais. (Veja vídeo abaixo):
Além do lançamento do documentário, haverá a inauguração de uma exposição com fotos em grandes painéis, montados na praça, de pessoas que entraram na tenda. Também haverá um varal de fotografias e a distribuição de um catálogo impresso sobre a exposição.
Sobre o Projeto Moradores – Educação:
De 2024 ao início de 2026, o projeto levará a “tenda de ouvir histórias” para oito escolas da rede pública estadual de ensino em diferentes cidades de todas as regiões do estado: Belo Horizonte, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Poços de Caldas, São João das Missões, Teófilo Otoni e Uberaba.
O MORADORES – EDUCAÇÃO foi idealizado pela NITRO Histórias Visuais e é um braço do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio. Esta primeira fase é uma realização do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o apoio do Ministério Público de Minas Gerais e viabilizado com recursos de medidas compensatórias via Plataforma Semente.
O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, destacou a potência do projeto como um vínculo de fortalecimento entre as escolas e suas comunidades. “Essa iniciativa valoriza a memória de cada indivíduo que passou por nossas instituições de ensino e inspira novas gerações a deixarem suas próprias marcas e conquistas”.
A promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação, Ana Carolina Zambom, disse que o “Moradores – Educação” é uma oportunidade singular para fortalecer o vínculo da comunidade escolar com o espaço da escola, promovendo um sentimento de pertencimento e valorizando a memória coletiva. “As escolas são mais do que locais de aprendizado; são territórios onde histórias se constroem e se perpetuam. Ao registrar e celebrar essas histórias, estamos não apenas resgatando memórias, mas também fortalecendo a identidade cultural e comunitária de toda a rede pública de ensino”, destacou.
O Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio (www.projetomoradores.com.br) já percorreu dezenas de municípios mineiros e do Brasil em um grande movimento de ocupação urbana que, por onde passa, realiza documentários e exposições fotográficas ao ar livre, sempre com a mensagem de que a maior riqueza de uma cidade são as pessoas que nela vivem e suas memórias.
O Projeto é uma realização da NITRO Histórias Visuais, coletivo de produção de conteúdo em Belo Horizonte. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 30 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente seis mil pessoas. É vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco, maior premiação nacional dedicada à promoção do Patrimônio Cultural do Brasil.
Clique aqui para ler outras notícias da região do Padre Eustáquio.
Você pode receber notícias da região em seu WhatsApp. Para isso, adicione nosso número na sua agenda (98477-7179) e nos envie um zap solicitando a sua inclusão em nossa linha de transmissão. Gentileza informar o bairro em que mora, trabalha ou estuda para que sua inclusão seja adicionada à linha de transmissão correta.
Veja vídeo abaixo e se inscreva em nosso canal: