A melhor notícia do ano no bairro Padre Eustáquio!
O Jornal do Padre Eustáquio tem a honra de divulgar, em primeira mão, a melhor notícia em 2024 no tradicional bairro da região Noroeste de Belo Horizonte: a escola do Abrigo Jesus, que atualmente atende cerca de 300 crianças do berçário ao 5° ano do ensino fundamental, ampliará suas atividades e irá oferecer turmas para alunos das 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries, além de cursos profissionalizantes.
Para isso, a instituição começou a construir uma nova edificação no mesmo terreno de sua sede, erguida na década de 1940 e cujo prédio é tomado pelo patrimônio histórico. A expectativa é que as futuras instalações sejam concluídas em 2026.
As novas sérias serão implementadas uma de cada vez, ou seja, a 6ª série no primeiro ano após a conclusão da obra, a 7ª série no ano seguinte e assim por diante. Portanto, se a obra for concluída no fim de 2026, por exemplo, as novas séries começarão a ser implementadas a partir de 2027, uma de cada vez.
“Este projeto é antigo, com mais de 10 anos, e agora começa a ser executado. É todo financiado com recurso próprio”, informou o diretor-executivo do Abrigo, Ezequiel de Souza Costa Júnior. “Será um prédio modernizado”, acrescentou Édson Coelho, conselheiro-diretor da instituição.
A nova construção exigiu que 11 árvores de diferentes portes e espécies fossem derrubadas. Restaram 61 árvores no local. A contrapartida para a supressão das 11 unidades será o plantio, conforme exigência da Prefeitura de Belo Horizonte, de 67 árvores. “Mas iremos plantar mais”, disse o diretor-executivo.
Sobre o Abrigo Jesus
O Abrigo Jesus é uma Instituição Espírita de Promoção da Infância e da Adolescência, que possui reconhecimento de utilidade pública nos âmbitos federal (desde 1.957), estadual (desde 1.949) e municipal (desde 1.951). Presta serviços gratuitos e atende a crianças em situação de vulnerabilidade social de 4 meses a 15 anos, sem distinção de religião, orientação política, nacionalidade, raça ou cor.
Como entidade espírita, inspira-se nos princípios do evangelho de Jesus Cristo, à luz da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec.
Nossas crianças e adolescentes são selecionados por critérios que avaliam a vulnerabilidade social e a renda familiar. O Abrigo Jesus proporciona a essas crianças e adolescentes um ambiente acolhedor, onde elas podem aprender, brincar, socializar e interagir, garantindo seu desenvolvimento integral e possibilitando que suas mães possam trabalhar com a certeza de que seus filhos estão seguros e bem cuidados, recebendo muito carinho e atenção.
O Abrigo Jesus é uma organização da sociedade civil, de objetivos filantrópicos, sem fins lucrativos e que não distribui resultados, dividendos, bonificações, participações ou parcelas de seu patrimônio, sob nenhuma forma ou pretexto. Os associados, integrantes do Conselho Consultivo, do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal não recebem direta, ou indiretamente, qualquer remuneração, lucro, gratificação, bonificação ou vantagem no desempenho de suas atividades ou funções. Suas fontes atuais de recursos financeiros são subvenções da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, aluguéis de imóveis e doações recebidas. Conta ainda com trabalho voluntário e estabelece parcerias com entidades que agregam valor à sua atuação.
Foi fundado em 25 de julho de 1937 com o objetivo de educar crianças em regime de internato. Para tal, seus fundadores adquiriram, em 1940, um terreno de 10.000m² por um preço de 35 contos de reis, no bairro Padre Eustáquio, Belo Horizonte/MG. Em 1946, foi inaugurado o edifício sede com uma área de 1.538,32 m². Posteriormente, foi construído outro prédio com uma área de cerca de 1000 m².
Até 1990, o Abrigo Jesus acolhia somente meninas em regime de internato, que recebiam orientação, formação e capacitação profissional, deixando a Instituição ao completar 18 anos. Em 1990, a direção do Abrigo Jesus, reconhecendo a necessidade de se adequar à realidade social e às novas diretrizes educacionais que privilegiam a educação com maior participação e responsabilidade da família, resolveu alterar sua forma de atuação, passando a receber crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 2 a 6 anos em regime de semi-internato. Em 1991, face à grande demanda por vagas para crianças com idade inferior a 2 anos, houve a criação do berçário, recebendo crianças a partir de 4 meses de idade. Em novembro de 2003 foi assinado Convênio com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para manutenção da Creche e Educação Infantil que vem sendo renovado até a presente data.
Em 2004, a Instituição iniciou um Programa Socioassistencial Infanto-Juvenil para atender crianças na faixa etária de 6 a 14 anos com o nome “Sementes do Amanhã”. O programa nasceu da dificuldade enfrentada pelos pais para cuidar de seus filhos quando estes deixam a Educação Infantil para ingressar na rede pública no Ensino Fundamental. Como as mães trabalham fora, não tendo com quem deixar as crianças no período em que não estão na escola, essas crianças ficam expostas à violência das ruas, sem segurança, orientação, alimentação e sem acompanhamento adequado. Para solucionar esse problema e dar continuidade ao trabalho iniciado na creche, a direção do Abrigo Jesus decidiu expandir a atuação da Instituição criando o citado Programa. Em 2011, foi feita uma parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Em 2012, a direção da Instituição decidiu, após aprovação do Conselho Geral e da Assembleia Geral, complementar o trabalho desenvolvido no Programa Socioassistencial, criando um Colégio de Ensino Fundamental, para consolidar a proteção integral da criança e do adolescente iniciado na Educação Infantil.
Em 2013, foi criado o Colégio Raiz para atender o Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano. O Colégio Raiz foi implantado para atendimento prioritário das crianças do Programa de Educação Infantil da Instituição, visando dar continuidade aos ensinamentos do Abrigo Jesus, tendo como base os valores: educação e trabalho, solidariedade e afetividade, competência e eficiência, transparência e honestidade.
O Abrigo Jesus tem baseado seu trabalho no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial, a ODS nº 04 – Educação de qualidade. Seus programas oferecem às crianças e adolescentes uma educação de base tecnológica, assegurando educação inclusiva, equitativa e de qualidade, que conduzem a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes, promovendo oportunidades de obtenção de conhecimentos ao longo da vida. Trabalha ainda para o fortalecimento dos vínculos de família e dos laços de solidariedade humana, buscando a consciência da cidadania e a futura inserção do aluno no ambiente social e do trabalho.
Clique aqui para ler outras notícias da região do Padre Eustáquio.
Você pode receber notícias da região em seu WhatsApp. Para isso, adicione nosso número na sua agenda (98477-7179) e nos envie um zap solicitando a sua inclusão em nossa linha de transmissão. Gentileza informar o bairro em que mora, trabalha ou estuda para que sua inclusão seja adicionada à linha de transmissão correta.
Veja o vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em nosso canal no Youtube: