A professora/professor e a formação do leitor na infância

Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Hoje convido vocês para falarmos sobre o papel da Professora/Professor na formação do leitor na infância.

Mas antes de entrar diretamente no assunto, quero ressaltar aqui o quanto esses profissionais devem ser respeitados, reverenciados e valorizados por cada um de nós. Quem não se lembra de uma professora/professor que marcou sua história de maneira positiva?

Foto: Divulgação

Eu cresci em uma família com muitas professoras, dentre elas, minha mãe, que era uma profissional dedicada e muito competente. E ela foi, com toda certeza, responsável direta pela minha escolha da profissão que exerço com muito amor e orgulho, professor.

E para falar deste assunto de grande relevância, ninguém melhor do que profissionais que estão todos os dias em sala de aula formando nossas crianças. Realizei duas perguntas a três professoras dedicadas, apaixonadas e muito competentes no seu ofício.

A primeira a responder foi a pedagoga/professora Kenny Salim El-Awar ,professora do Colégio Santa Maria Minas Unidade Medianeira.

Para você, qual é o papel do professor na formação do leitor na infância?

Acredito que entre tantos livros e “pequenos” leitores se encontram os mediadores. Lá estamos nós, professores mergulhados em mais uma missão que é a de incentivar, instigar e encantar nosso aluno com a leitura. Ler não é somente saber o que está escrito em um pedaço de papel, mas sim compreender e mergulhar em um mundo encantador, adquirindo pela leitura um prazer para vida toda.Penso que cabe ao professor despertar essa magia nos alunos durante a infância, pois contar uma história é muito mais do que ler um livro.

A coluna continua abaixo do vídeo

O professor-leitor é uma realidade?

Acredito que para despertar esse encanto e prazer pela leitura aos nossos alunos é necessário que o professor seja um bom leitor. Não apenas um leitor para transmitir histórias a seus alunos, mas sim um leitor que se encante em meio a tantos livros, que mergulhe nas palavras e transborde de emoção, ao compartilhar boas histórias. Somos mediadores de uma geração onde o hábito pela leitura é “coisa” do passado. Precisamos ser muito mais que professores, o mundo nos chama a ser exemplos dessa geração.

Silvana Brasil Fernandes, professora/pedagoga, professora do Maternal III, Colégio Caetano, Sete Lagoas, foi a segunda a responder.

A coluna continua abaixo do vídeo

Para você, qual é o papel do professor na formação do leitor na infância?

Ler para crianças é uma atitude cheia de envolvimento e carinho. Além de toda informação que um livro traz consigo (seja de histórias ou mesmo científico), é um momento único de criar vínculos afetivos com as crianças e com a leitura. Além de tudo, a leitura é muito importante para o desenvolvimento das crianças, porque estimula a imaginação, mostra diferentes possibilidades e valores que elas terão por toda vida. É na infância que se desenvolve o gosto pela leitura e fazer parte desse processo é mágico.

 

O professor leitor é uma realidade?

Acredito que sim, a leitura do professor está inserida nos planejamentos das escolas infantis. Um professor que não lê, além de não colocar em prática um documento importante e fundamental, está negligenciando habilidades fundamentais que devem ser desenvolvidas nas crianças pequenas, como diferenciar texto de imagens, apreciar os distintos usos da língua escrita, aumentar o vocabulário e o repertório literário, entre outros.

A coluna continua abaixo do vídeo

E para completar esse time de profissionais, Mariana Bernardes, professora/pedagoga, professora no Maternal 2 do Colégio Roberto Carneiro de Divinópolis, Unidade MATERNUS

Para você, qual é o papel do professor na formação do leitor na infância?

O papel do professor, para mim que estou tendo esta experiência de dentro da sala de aula, é sem dúvidas, instigar e deslumbrar seu aluno para os encantamentos contidos no conto. É muito importante o respeito deste professor para com as histórias, de modo que elas não se tornem pedagogizadas, didáticas. Que as histórias sejam trabalhadas com todo o encantamento que possuem e jamais de forma mecânica. Só assim ela exerce sua função.

O professor leitor é uma realidade?

O professor que não é leitor está certamente afastado da essência de seu ofício. Eu quero muito acreditar que a maioria dos professores sejam leitores, que esta seja uma realidade. Do contrário… será apenas um reprodutor de comportamento, inseguro ou até infeliz. A leitura tem o poder de despertar vida, cor e beleza nas pessoas!

Vocês perceberam a riqueza das respostas apresentadas pelas professoras?

Eu acredito que a professora/professor tem um papel importantíssimo na formação do pequeno leitor, lembrando sempre que pais e mães são os primeiros contatos da criança com o universo das histórias.

Penso que a professora/professor para formar um leitor deve ser antes de mais nada uma apaixonada(o) pela literatura.

Quero agradecer a Kenny, Silvana e Mariana pela gentileza em responder as perguntas e, em nome delas, prestar uma homenagem a todas as professoras e professores deste nosso país que realizam um trabalho regado de muito amor pelo seu ofício.

Até semana que vem!!