Agora é oficial: avenida 31 de Março passa a se chamar Edgar da Mata Machado
Agora é oficial: a avenida 31 de Março, que circula boa parte do câmpus da PUC Minas, na divisa entre o Coração Eucarístico e o Dom Cabral, passou a se chamar Edgar da Mata Machado, conforme a Lei nº 11.697, promulgada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. A lei entrou em vigor em 4 de junho de 2024.
A proposta de alteração é de autoria do vereador Pedro Patrus (PT). No Projeto de Lei que deu origem à mudança, o parlamentar ressaltou que o nome 31 de Março é uma referência ao período da Ditadura Militar (1964-1985), pois fazia referência ao dia que os homens do batalhão de Juiz de Fora partiram em direção ao Rio de Janeiro, no primeiro passo para o golpe civil-militar.
Por sua vez, o novo nome da avenida, Edgar da Mata Machado, é uma homenagem ao jornalista e político mineiro que fez oposição ao regime. Ele foi perseguido e cassado pelo Ato Institucional nº 5 (AI-5).
Ele também foi professor da Faculdade Mineira Direito da PUC Minas, sendo o primeiro representante da FMD a compor o Conselho Universitário, em 1959. Ele também compôs o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.
Clique aqui para ler outras notícias da região do Padre Eustáquio.
Você pode receber notícias da região em seu WhatsApp. Para isso, adicione nosso número na sua agenda (98477-7179) e nos envie um zap solicitando a sua inclusão em nossa linha de transmissão. Gentileza informar o bairro em que mora, trabalha ou estuda para que sua inclusão seja adicionada à linha de transmissão correta.
Veja o vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em nosso canal no Youtube: