Autores e livros imperdíveis
Paulo Fernandes –
Olá, pessoal!
O que faz um livro ser imperdível? Bom, se “dermos um google” para livros imperdíveis, teremos páginas e mais páginas com listas, indicando obras consideradas necessárias ao longo da vida.
Acredito que a escolha de livros infantis imperdíveis, além de ser subjetiva, deve levar em consideração não apenas o que dizem os especialistas e estudiosos, mas também as crianças, as grandes interessadas.
Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes
Ao abordar esse tema, eu poderia trazer aqui autores e livros considerados clássicos da literatura infantil ou até mesmo buscar nas diversas listas existentes na internet obras infantis imperdíveis.
Antes de abordar as obras e respectivos autores e autoras escolhidos, permitam-me aqui falar rapidamente de algumas características que penso serem necessárias para uma boa literatura infantil.
Para início de conversa, encantar uma criança com uma obra literária é um grande desafio para muitos escritores/as.
Penso que para escrever um bom livro infantil é necessário: observar o mundo infantil; capricho no enredo; não subestimar a inteligência da criança; tentar criar personagens com os quais as crianças se identifiquem e trabalhar uma linguagem adequada para o público infantil.
Clique aqui para ler reportagens sobre o bairro Padre Eustáquio
Certamente há muitas outras características a serem observadas para escrita de uma boa obra literária infantil, porém optei por trazer as que considero mais importantes.
Então, após essa breve introdução, vamos aos quatro autores e respectivas obras escolhidas como imperdíveis, lembrando que são apenas sugestões deste que vos escreve:
1- Beatriz Myrrha é escritora, contadora de história, musicista e mãe de três filhos. Beatriz é uma ativista literária, cultural e da infância. Além de formadora de contadores de histórias e professores, tem em sua escrita uma delicadeza e poesia que encantam crianças e adultos.
O livro “A tartaruga e o Coelho: uma outra História”, ilustrado por Suryara Bernardi e editado pela Rona, é uma obra imperdível. A história vai muito além de uma releitura da conhecida fábula de Esopo. Durante a caminhada da tartaruga e do coelho até o criador, para retirar um manual explicando o jeito de ser de cada animal, os dois passam por transformações e aprendem o significado de palavras como solidariedade e amizade. Uma obra poética e delicada que contribui para formação de valores das crianças.
2- Marismar Borém é escritora, fonoaudióloga, editora e mãe de dois filhos. Ela considera que escrever pra crianças será sempre um desafio. Na sua obra, a criança se depara com memórias afetivas que despertarão o pensar e o sentir. Sua escrita é alegre e envolvente e muito contribui na formação das crianças.
O livro Olhos de Jabuticaba, ilustrado por Ana Cardoso e editado pela Cora, é uma obra imperdível.
As ilustrações cuidadosas e belíssimas, texto bem escrito e que desperta o interesse da criança pela história da pequena Luiza que, desde pequena, escuta “Ela tem olhos de Jabuticaba”. Leitura imperdível!
3-Juvenal Bernardes é professor de literatura, ator, palhaço e escritor. Morador de Divinópolis/MG, Juvenal é ativista cultural e literário e muito contribui para a tradição oral com cordéis, contação de histórias e livros para crianças de Divinópolis e toda região.
O livro Aldebarã, ilustrado por Denyse Neuenschwander e editado pela Guliver, é uma obra imperdível. Com uma narrativa poética, delicada e carregada de singeleza, esta obra vai encantar as crianças. A história de João, um homem triste, que não conversava com ninguém até uma noite, após um sonho, ver sua história mudar. Vale dizer que história vai encantar crianças e adultos.
4- Pierre André é contador de histórias, palhaço, ator, diretor teatral, escritor e encantador de crianças de todas as idades. Para ele, escrever literatura infantil é como escrever em pedacinhos a suas próprias histórias. Pierre é uma eterna criança que consegue encantar a todas as idades com sua escrita.
O livro Ermengarda a Barata, ilustrado por Juliana Buli e editado pela Aletria, é uma obra imperdível. Nesta história, contada em versos, o pequeno leitor irá se encantar com Emengarda ,uma simpática e charmosa barata que sonha em se casar e faz de tudo para atrair seu pretendente, até mentir. Uma história que, ao final, surpreende pela descoberta da barata. As ilustrações de Juliana Buli dão vida e forma a esse texto inesquecível.
Ao escolher estes dois autores e duas autoras, o fiz pensando em trazer até vocês a possibilidade de conhecerem obras literárias bem escritas e que se preocupam com a qualidade textual para as crianças, além de serem mineiros e residirem em BH e Divinópolis.
Esta semana meu agradecimento vai para minha amiga Anna Lirah, que também é contadora de histórias, e sugeriu o tema abordado.
Quais são os livros infantis imperdíveis para vocês e suas crianças? Me conte, entre em contato.
Até a próxima semana.