Bairro Carlos Prates completa 127 anos

 

Carlos Prates, o bairro mais antigo da região Noroeste de Belo Horizonte, completará 127 anos nesta quinta-feira, 20 de julho. O aniversário é a data em que o engenheiro Carlos Prates – daí o nome do bairro – assinou, no ano de 1896, a planta do loteamento que daria origem àquela área da região Noroeste de Belo Horizonte.

 

O documento foiassinado antes mesmo da inauguração de BH, em 12 de dezembro de  1897. O primeiro nome foi Colônia Agrícola. Foi criada para ajudar abastecer a então recém-fundada capital do Estado com hortifrutigranjeiros produzidos no local e cujas lavouras eram irrigadas com as águas do rio Arrudas e do córrego do Pastinho (atualmente coberto pela avenida Pedro II).

 

 

Os primeiros moradores da área eram imigrantes, sobretudo italianos, que receberam terras do poder público para ajudar no desenvolvimento da região.

 

O bairro cresceu e hoje pode ser chamado de o mais mineiro da capital, pois quase todas as ruas recebem nome de cidades do interior, como a Teófilo Otoni, Patrocínio, Nova Lima…

 

E se o engenheiro Carlos Prates fosse vivo? O que acharia do bairro que o homenageia? Clique aqui e leia o artigo escrito pelo pesquisador José Lúcio Bonani.

 

Clique aqui para ler outras reportagens da região.