Câmara Municipal aprova mudança do nome da avenida 31 de Março

Avenida 31 de Março poderá se chamar Edgar da Mata Machado, se projeto for sancionado pelo prefeito de BH. Foto: Paulo Henrique Lobato

 

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou projeto de lei para alterar o nome da avenida 31 de Março, no limite do Coração Eucarístico com o Dom Cabral, para Edgar da Mata Machado.

 

A proposição é do vereador Pedro Patrus (PT) e segue para sanção ou veto do prefeito Fuad Noman. Projetos que tratam da alteração de nomes de rua são analisados somente na Constituição de Legislação e Justiça, não tendo necessidade de serem apreciados no plenário da Câmara.

 

Em sua justificativa, Patrus alegou que 31 de Março é uma data atribuída ao golpe militar do período da ditadura (1964/1984) e que a legislação municipal proíbe próprios públicos de terem nomes de personagens e datas ligadas a esta fase da histórida brasileira.

 

Dessa forma, sugeriu o nome do belo-horizotino, professor e político Edgar da Mata Machado (1913-1993), que foi cassado pelo Ato Institucional número 5, em dezembro de 1968, quando era deputado federal. Posteriormente, na década de 1990, foi senador por Minas Gerais.

 

Clique aqui pera ler outras notícias da região do bairro Padre Eustáquio.

 

Se desejar receber em seu WhatsApp notícias da região, adicione nosso núnero na agenda do seu celular e nos envie a mensagem “Eu quero”.

 

Veja vídeo abaixo e se inscreva em nosso canal no Youtube.