Caos à vista na Riachuelo com Henrique Gorceix?
O novo trajeto do 9412 começa nesta quarta-feira (21.02), mas um teste realizado nesta terça-feira revelou um possível gargalo causado por motoristas que estacionam em local proibido. O coletivo escalado para o teste não conseguiu fazer a curva da Riachuelo para a Henrique Gorceix, causando filas em ambas as vias.
Pelo novo trajeto, o 9412 sairá da praça Tejo, em frente ao desativado aeroporto Carlos Prates, e seguirá até a Jacutinga. Pegará a Riachuelo, entrará na Henrique Gorceix e seguirá pela Itororó até retornar à Vila Rica. (Confira aqui o novo trajeto para quem sai e para quem chega no bairro).
Ocorre que a esquina da Riachuelo com a Henrique Gorceix é um dos piores gargalos para o trânsito do bairro, pois muitos motoristas estacionam os veículos a menos de 5 metros da esquina. O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê infração média, multa e remoção do veículo que estaciona a menos de 5 metros da esquina.
O jornalista Paulo Henrique Lobato, que é repórter do Jornal do Padre Eustáquio e membro da Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) da BHTrans (cargo sem remuneração), entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte solicitando a implementação de placas de sinalização no local, além de pintura no asfalto de uma faixa amarela informando que aquela área é necessária para a segura manobra dos coletivos.
A decisão judicial não determinou um local para o novo ponto final. A escolha pela praça Tejo foi da (Sumob), com a justificativa de que atenderá um maior número de usuários da linha. A alteração, claro, reflete em mudança no itinerário.
O Jornal do Padre Eustáquio reforça o compromisso com a população de que irá lutar junto à Sumob para alteração do trajeto, caso o novo itinerário não seja o melhor para a comunidade.
Clique aqui para ler outras notícias da região do bairro Padre Eustáquio.