Carlos Prates na rota do crime

O Carlos Prates foi um dos palcos da Operação Choque de Ordem II, deflagrada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira, quando o dono de um ferro velho foi detido por receptação de cabos de cobre.

O comerciante tem 62 anos de idade e nove passagens pela polícia. Na mesma operação, os agentes prenderam outros três donos de ferro velho na Pampulha, Contagem e Betim.

Segundo a Civil, meia tonelada de fios foi apreendida. O material foi surrupiado de cabos de empresas de telefonia e da Cemig.

“Quem pratica o crime (furto dos cabos) são pessoas em situação de vulnerabilidade social. São moradores de rua, usuários de drogas”, disse o delegado Wagner Sales em entrevista coletiva à imprensa.
O vídeo abaixo, divulgado pela Civil, mostra o furto de um cabo de telefonia. A corporação, contudo, não informou em qual bairro a cena foi registrada.

Os autores dos furtos cometem o crime, sobretudo, para comprar drogas. Em outras palavras, em parte o tráfico é alimentado pelos receptadores dos fios de cobre.

Clique aqui para ler outras notícias da região

“(Os autores dos furtos) colocam a vida em risco. Vendem para receptadores. E com esse dinheiro alimentam o tráfico de droga”, reforçou Sales.

No início do ano, um semáforo na esquina da Henrique Gorceix com a Rio Pomba parou de funcionar após ter os cabos furtados. O equipamento ficou desligado por cerca de 30 dias. Durante este tempo, batidas de veículos foram registradas. Veja vídeo abaixo.