Clube da leitura: cidadania e formação de leitores

Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Hoje, dando sequência à série de textos sobre Literatura e Cidadania, apresento a vocês um projeto institucional que acontece na Escola Municipal Maria de Rezende Costa, no bairro Glória,
em Belo Horizonte.

O Clube da Leitura forma pequenos leitores e cidadãos mais conscientes, críticos e participativos a partir da literatura.

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias
31 991770771

E para falar do Projeto fiz uma pequena entrevista com a Jéssica Rodrigues, professora e Articuladora de leitura. Leiam e se deliciem com a proposta, objetivos e resultados alcançados por esse projeto literário, uma iniciativa que enche os olhos de alegria.

1- Como surgiu o Clube da Leitura?
O Clube surgiu em 2018, como uma extensão ao “Projeto Leitura Todo Dia”, desenvolvido pela professora Jéssica Rodrigues Romualdo, somente com sua turma em anos anteriores. A proposta foi tornar a prática uma ação institucionalizada, ampliando as atividades para outras turmas e segmentos da instituição, quando a docente foi convidada a ser a articuladora de leitura da escola.

2- Quais seus principais objetivos?
A principal proposta do clube é disseminar ações de leitura e escrita, incentivando práticas de promoção do livro, da leitura e literatura. O viés lúdico das ações tem por objetivo engajar os estudantes e toda a comunidade escolar para o desenvolvimento e ampliação do gosto e interesse literário. A ideia é formar uma comunidade leitora, tal como proposto pelo livro que o clube lançou este ano através de um de seus projetos.

3- Quem coordena o clube?
O Clube da Leitura é coordenado pela articuladora de leitura, na Escola Municipal Maria de Rezende Costa, localizada no bairro Glória em Belo Horizonte/MG. Mas como uma proposta institucional só funciona pela acolhida e esforços coletivos, o que implica dizer da importante atuação da gestão, coordenação, corpo docente, funcionários em geral, estudantes, suas famílias e parceiros.

4- Qual o público atendido e onde ocorrem os encontros do clube?
O clube atende aos estudantes do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, alunos da EJA (Educação de Jovens e adultos) e tem espaço para a comunidade em ações como o Cine Literário, que ocorre em sessões abertas aos fins de semana. Os encontros acontecem nos diferentes espaços da própria escola e em ações externas como as aulas passeio, em outros espaços de circulação literária ( parques, teatros, centros culturais, etc).

Para ler reportagens sobre o bairro Padre Eustáquio, clique aqui

5- Que atividades são desenvolvidas?
O Clube tem atividades diversas como narrações de histórias, suporte a projetos variados,
concursos, visitas monitoradas, mediações de leitura e articulações com a biblioteca da escola- a
Biblioteca Cecília Meireles. Para conhecer as atividades basta acessar nossa fanpage:
wwww.clubedaleitura.com.br/emmrc.

6- Quais os resultados alcançados?
As práticas até aqui desenvolvidas demonstram maior engajamento de todos, fortalecendo a ideia de um projeto verdadeiramente institucional. À cada etapa, evento e parceria, percebe-se a melhoria da leitura e aprendizagem dos estudantes, bem como o fortalecimento do clima organizacional, visto contar com a participação coletiva e valorizar as práticas já existentes, agregando outras. Mas o maior ganho, certamente, é a nítida percepção do aumento do prazer pela leitura entre os participantes.

7- Outras informações sobre o Projeto
Há um ano o autor Paulo Fernandes é parceiro do nosso Clube, nos presenteando com seu profissionalismo e talento no Projeto Rodas de Leitura, desenvolvido no contra turno, com nossos estudantes do Programa Escola Integrada. Somos imensamente gratos e felizes por esta parceria.

O Clube da Leitura também já foi apresentado em congressos e seminários, sendo premiado em algumas competições educativas e é hoje fruto de pesquisa acadêmica na área de leitura, escrita e mediações institucionais.

Outras informações em nossa fanpage ou pelo telefone (31)3277-7235.

Conhece algum projeto de leitura? Conte aqui para nossa coluna.
Até a próxima semana