Dicas culturais

Paulo Fernandes –

Olá, pessoal! Todos nós sabemos da importância da leitura em nossas vidas. Segundo o crítico literário Antônio Cândido, a literatura deveria ser um direito básico do ser humano, pois a ficção/fabulação atua no
caráter e na formação dos sujeitos.

Foto: Divulgação

Hoje, trarei aqui 4 dicas culturais ligadas à literatura e sua importância para formação do leitor na infância. Vamos lá:

1- Feiras literárias: além de movimentarem o mercado editorial, gerarem empregos diretos e indiretos, contribuem para que as crianças tenham contato com autores(as), participem de bate-papos, contações de histórias e conheçam um rico universo de obras literárias, possibilitando, assim, uma imersão em um ambiente de puro encantamento.

Clique aqui para ler reportagens sobre o bairro Padre Eustáquio

É muito comum que as escolas façam visitações com as crianças, mas é fundamental que você, papai e mamãe, visitem a feira literária de sua cidade com as crianças. Afinal, como já nos ensinavam os gregos na “Paidéia”: a educação se faz com exemplos.

2 – Bibliotecas: há uma frase do escritor argentino Jorge Luís Borges que representa bem, no meu entendimento, a importância das bibliotecas: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de
biblioteca”.

A biblioteca de Nínive é considerada a primeira da história e foi construída em 668 a.C a mando do Rei da Assíria.

No Brasil a biblioteca pública do Estado da Bahia, também conhecida como Biblioteca Central dos Barris, foi a primeira pública da América Latina. O seu criador foi Pedro Gomes Ferrão Castelo
Branco e a inauguração em 1811.

Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes

As bibliotecas são fontes de conhecimento e cultura, sendo importantes não apenas para que tenhamos acesso ao passado através dos livros, manuscritos, gibis, artigos e tantos outros materiais importantes.

Elas são também lugares de encontro da comunidade e espaços de trocas.

Os bibliotecários e as bibliotecárias têm papel fundamental nesse espaço. São profissionais capacitados e conhecedores não apenas do acervo presente, mas também mediadores de leitura e referências no campo literário.

As crianças devem frequentar as bibliotecas desde a sua mais tenra idade, sendo inseridas em um ambiente onde os livros mediam os encontros entre as pessoas e possibilitam a formação do leitor na
infância.

Procure a biblioteca pública de sua cidade, faça a carteirinha e leve as crianças para conhecer o acerco, escolher uma obra e ter uma boa prosa com bibliotecário(a).

Caso a sua cidade não tenha uma biblioteca pública, cobre da prefeitura e do estado, pois é um direito e deve ser colocado em prática.

3-Livrarias: sesempenham um papel importante no interesse das crianças pela leitura. Apesar de existirem poucas livrarias voltadas especificamente para literatura infantil, ainda sim elas mantêm
espaços voltados para livros infantis.

Ao frequentar as livrarias com as crianças, você, papai e mamãe, dão a oportunidade para que elas conheçam obras literárias importantes, fazendo suas escolhas sozinhas e compartilhadas.

Há algumas cidades em que as livrarias são inexistentes, mas acontecem as feiras literárias que, de certa forma, suprem esta ausência, mas não são suficientes. Algumas livrarias promovem também encontro com autores(as) e contações de histórias.

4- Parques e Centros Culturais: a contação de história é uma imersão no universo da fantasia, criatividade e imaginação, contribuindo para que a criança possa iniciar o gosto pela leitura.

Os contadores de histórias são guardiões de nossa cultura popular e ponte para que as crianças conheçam obras literárias a partir da oralidade.

Existem museus, livrarias, parques, centros culturais, bibliotecas e praças que oferecem as crianças a oportunidade de se encontrarem com os guardiões da palavra e assim realizarem uma imersão ao
universo literário.

Fiquem atentos à programação cultural da sua cidade e leve as crianças para o universo encantado da leitura e literatura.
Hoje quero agradecer a professora Jéssica Rodrigues pela sugestão do tema abordado e parabenizá-la pelo belo trabalho realizado na Escola Municipal Maria de Resende Costa com o Clube da Leitura.

Até a próxima semana !!!!