Literatura e cinema
Paulo Fernandes – Olá, pessoal!
O que é melhor, livro ou filme adaptado de obra literária? Eu, particularmente acredito que essa não é a pergunta a ser feita.
A linguagem literária faz uso de vocábulos no sentido figurado e há uma preocupação com a escolha e a disposição das palavras, dando vida e beleza a um texto. O tempo da linguagem escrita está no verbo.
O cinema trabalha com a ideia do espetáculo e sua linguagem é constituída de três elementos: verbal, sonora e visual. O tempo na narrativa cinematográfica está na ação que imprime o ritmo.
Em relação à pergunta inicial, acredito que há obras literárias adaptadas para o cinema decepcionantes.
Por outro lado, temos versões que despertam o interesse pelo livro.
Literatura e cinema são arte e como tal tem o poder de fascinar o público. Dessa maneira, o diálogo entre ambas é rico para formação da criança, contribuindo assim no processo ensino/aprendizagem.
Coluna continua abaixo do vídeo
Importante lembrar que uma obra literária adaptada para o cinema não obedece fielmente aquilo que está escrito nos livros. O cinema cria novos diálogos, facilitando a compreensão do leitor/espectador na identificação de cenas existentes no livro.
Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes no Jornal do Padre Eustáquio
Uma obra literária adaptada para o cinema pode contribuir de forma negativa ou positiva para criança. É preciso ficar atento ao uso da literatura pelo cinema como um marketing para consumo.
A coluna continua abaixo do vídeo:
É preciso estarmos atentos se a literatura continua desempenhando seu papel de arte no cinema ou se está sendo usada apenas como uma jogada de marketing pela cultura consumista. Por isso é muito importante a reflexão dos pais, mães e profissionais da educação junto as crianças a respeito dessa
questão.
Outro aspecto importante a ser colocado aqui é: os livros são ferramentas que despertam nas crianças a criatividade, imaginação e a fantasia. Nesse sentido, claro, os livros possibilitam as crianças viajarem a outros lugares e se transportarem para outras dimensões através das palavras.
Por outro lado, o cinema tem o poder de transmitir mensagens, ensinamentos e lições de vida aos seus espectadores, além de contar histórias de forma bastante atrativa.
Muitas são as obras literárias infantis que ganharam adaptações para o cinema, escolhi algumas:
O Menino Maluquinho, Ziraldo; A Fantástica fábrica de chocolate, Roald Dahl; A pequena Sereia, Hans C. Andersen; Como Treinar seu dragão. Cressida Cowel; O Pequeno Príncipe, Antoine Saint Exupery; João e Maria, Irmãos Grimm.
Qual obra literária infantil você já viu adaptada para o cinema? Conte aqui para os leitores, enviando- nos comentários das redes sociais ou para o jornal.
Até semana que vem!!!