Literatura em tempos de pandemia
Literatura em tempos de pandemia (por Paulo Fernandes)
Olá, pessoal!
Após três meses de pausa deste que vos escreve, voltarei a publicar semanalmente textos que falam da importância da literatura e leitura.
No livro “A Biblioteca à noite”, Alberto Manguel diz: “Imensamente generosos, os meus livros, não me fazem nenhuma exigência, antes me oferecem todo tipo de iluminação”. E a partir desta frase de Manguel que pretendo falar aqui da literatura em tempos de Pandemia. (Texto continua abaixo da foto)
Desde março vivemos um momento de muito esgotamento, preocupações e incertezas em função de uma Pandemia que atinge o mundo todo.
Mas como a literatura pode nos ajudar a superar esse momento? Não tenho livros em casa, como faço? Ler para quê? Pretendo realizar alguns apontamentos a estas perguntas.
A literatura é a arte da palavra e como tal nos permite acessar a cultura e conhecimento da sociedade. Aquele que esculpe as palavras nas páginas de um livro nos possibilita uma imersão ao universo onírico.
Mas como a Literatura pode nos ajudar neste momento? A leitura de um bom livro pode nos apontar caminhos e por meio de suas histórias podemos nos reconhecer e assim amenizarmos nossas dores e angústias.
É importante lembrar que somos sujeitos de linguagem e fazemos uso das palavras para nos comunicarmos, nesse sentido os livros são excelentes portas de entrada para um diálogo constante com nosso passado, presente e até mesmo possíveis projeções para o futuro.
Mas Paulo, não tenho livros em casa, o que faço? Se você não tem livros em casa, existem diversos sites que oferecem ebooks gratuitos para serem baixados, basta uma pesquisa pelo google. Mas para além do recurso dos ebooks, existem diversos projetos que proporcionam o acesso aos livros. Ao final deste texto deixarei alguns links.
Uma outra possibilidade para quem não tem livros em casa são as bibliotecas e livrarias, sabemos que nesse momento se encontram fechadas. Quanto as livrarias, existe a possibilidade de compra online para aqueles que tem condição financeira confortável e acreditam na importância da leitura.
Você mora na região do bairro padre Eustáquio, Caiçara, Carlos Partes temos por aqui a menor livraria da cidade que além de livros novos, conta também com um sebo, estou falando da Livraria Páginas, deixarei o link no fim do texto.
Mas, ler para quê? Deixei essa pergunta para o final propositadamente.
Meu caro leitor/leitora nesses tempos de isolamento, com crianças e idosos em casa nada melhor que uma boa leitura, seja ela compartilhada ou só. Vivemos um mundo cada vez mais digital e temos a tendência a ficarmos presos diante das mais diversas telas, nesse sentido é urgente o contato com os livros.
A leitura pode proporcionar momentos de diversão, reflexão e relaxamento em tempos de incertezas, angústias e preocupações.
Para encerrar compartilho com vocês um trecho do livro “o outro pé da Sereia” de Mia Couto “Agora ela sabia: um livro é uma canoa. Tivesse livros e ela faria a travessia para o outro lado do mundo, para o outro lado de si mesma”