Livros: o melhor presente

Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Os livros sempre foram importantes instrumentos de conhecimento e registros da história.
Os sumérios criaram os primeiros livros, por volta do ano 3200 a.C., na Mesopotâmia, atual Iraque, utilizando tabletes de argila. Os conteúdos variavam desde leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e poesia.
No século 12, o papel chega à Europa, levado da china por mercadores árabes. No entanto, os livros continuavam a ser manuscritos, copiados por monges.

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias
31 991770771

Em 1450, o alemão Gutemberg inventa a prensa e os tipos móveis, trazendo rapidez à produção dos livros. A Bíblia foi a primeira obra impressa por ele.
A Bíblia também foi o primeiro livro que chegou ao Brasil. Veio pelas mãos dos colonizadores: os jesuítas trouxeram obras para ensinar, catequizar…
Foi a partir de 1808 que os livros passaram a ser feitos no Brasil, com a chegada da família real portuguesa, que trouxe uma máquina impressora. Antes disso era crime ter uma tipografia no país.
Você deve estar se perguntando o porquê destes dados históricos nesta coluna, cujo título é “Livros: o melhor presente”. Pois bem, vamos lá.
Acredito ser muito importante conhecermos a história dos livros e sua evolução para que, assim, possamos entender melhor o valor da leitura e o quanto eles são fundamentais para a difusão do conhecimento e da cultura não apenas do nosso país, mas da humanidade.
Dito isso, vou elencar três motivos para você presentear com livros neste natal e em seguida trarei a resposta para
seguinte pergunta: por que dar livros de presente? Pergunta essa que fiz a pessoas ligadas à educação, à literatura e à arte.
Dar livros de presente é um estímulo à cultura e à economia.
Presentear com livros é um gesto de resistência, pois proporciona a circulação de ideias.

Livros são presentes para toda vida e podem ser revisitados sempre.
E por que dar livros de presente? Para Adriana Rodrigues Cury, professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, a leitura é a parte mais importante do conhecimento e se o livro for lido é o único presente que nunca acaba.
Para o agitador cultural, escritor e professor Alfredo Lima; o livro é, sem dúvida, um imenso portal para o mundo da ficção, poesia. Livro é pra gente se descobrir.
A professora e articuladora de leitura da Escola Municipal Maria de Resende Costa, Jéssica Rodrigues, acredita que os livros são portas para outros mundos e a leitura, um verdadeiro presente.
A escritora, contadora de histórias e psicopedagoga Vanessa Corrêa, quando criança, amava ganhar livros e, hoje, ama presentear com livros. Para ela, os livros podem se tornar nossos amigos inseparáveis.
A escritora e amante dos livros Marismar Barém acredita que livro é um presente especial. Ele abraça a gente com ideias, palavras e conhecimento!
E, finalmente, a última resposta: dar livros de presente é um ato de resistência, uma reação à desinformação e uma valorização da arte como instrumento de transformação. É o que pensa Rafael Mussolini, mediador de leitura da rede Sou de Minas, uai.
Eu concordo com cada uma dessas respostas e poderia aqui acrescentar diversos outros motivos para você presentear com livros neste Natal, mas citarei apenas dois: presentear com livros é incentivar o hábito de leitura e os livros podem mudar a vida do leitor.
Espero que os livros façam parte dos seus presentes neste natal. Deixo aqui dica de três editoras que publicam livros de qualidade para crianças , para adquirir é só entrar no site e solicitar.
https://www.coraeditora.com/ https://www.paginaseditora.com.br/ e

Home


Desejo a vocês um Natal de confraternização, perdão e amor.