O papel do bibliotecário(a) na formação do leitor na infância
Paulo Fernandes – Olá, pessoal!
Hoje convido vocês a conhecerem um profissional importante e necessário para formação do leitor na infância, o bibliotecário(a). E para começarmos, trarei algumas curiosidades.
O primeiro Curso de Biblioteconomia no Brasil foi criado pelo Decreto n. 8.835, de 11/07/1911.
Iniciou em abril de 1915, na Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro e dava ênfase ao aspecto cultural e informativo, inspirando-se no modelo francês da École de Chartes .
Em 2010, foi instituída a lei federal 12.244/10 que estabelece que, até 2020, todas as escolas do Brasil, públicas e particulares, tenham uma biblioteca sob os cuidados de um bibliotecário.
É importante ressaltar que a situação das escolas estaduais, no que diz respeito à presença do bibliotecário, está longe do desejado, pois sequer existe o cargo. Já no município de Belo Horizonte temos concurso, mas nem todas as escolas têm o profissional e nas particulares ainda há muito o que avançar.
O bibliotecário(a) é um profissional que atua em diversas funções, classifica, cataloga, relaciona assuntos, responsável por planejar e executar ações capazes de tornar o conhecimento acessível a todos.
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Mas Paulo, qual a função deste profissional na formação do leitor na infância?
Para falar a respeito deste assunto, conversei com Andreza Gonçalves Barbosa, que é graduada em biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG, mestre em Ciência da Informação/UFMG e doutoranda em Ciência da Informação/UFMG.
Solicitei a Andreza que destacasse três funções importantes do bibliotecário para a formação do leitor na infância.
Segundo a bibliotecária, a primeira função é a de ser mediador de leitura e informação para as crianças.
Andreza destacou como segunda função: ter um bom acervo que atenda as crianças; pois é preciso conhecer os usuários potenciais. Nesse sentido, as demandas de uma biblioteca têm que levar em conta as crianças que utilizarão o espaço.
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A terceira função diz respeito à socialização por meio de compartilhamento das leituras realizadas pelas crianças a partir de mediação, projetos de leitura e incentivo à leitura, que são realizados nas bibliotecas.
Vale lembrar que o bibliotecário(a) passa por uma formação de quatro anos com uma extensa grade curricular e extracurricular, possibilitando assim um vasto conhecimento técnico para o exercício da profissão.
Nas minhas andanças pelas escolas públicas e particulares, percebo nitidamente o quanto faz diferença a presença de um profissional devidamente formado e capacitado nas bibliotecas.
Procure se informar se na escola do seu filho/filha há um bibliotecário(a) devidamente formado, se isso não for uma realidade, cobre da direção e diga o quanto se importa com a presença deste profissional para formação das crianças enquanto leitoras.
Hoje meu agradecimento vai especialmente para a Andreza Gonçalves pela gentileza e compartilhamento de sua experiência.
Aproveito ainda para agradecer a todas as bibliotecárias e bibliotecários que realizam um trabalho primoroso em prol da leitura e formação de leitores e leitoras.
Até semana que vem!