Reunião popular irá debater futuro do aeroporto Carlos Prates
Moradores do bairro Padre Eustáquio e região estão convidados para o “Festival Cultivando sonhos para o Prates: Agenda 2030”, que irá debater propostas a serem sugeridas ao poder público para ocupação do Aeroporto Carlos Prates. O terminal será desativado em 1º de janeiro de 2023, conforme decisão do governo federal.
O festival ocorrerá em 22 de outubro, das 9h às 12h, na Escola Estadual Professor Morais, na Praça Tejo, em frente ao aeroporto, e é organizado pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas em parceria com a Casa Comum, Produção do Espaço Urbano nos Brasis, Coletivo Atingidos pelo Prates e Trama Coletiva.
O aeroporto, alvo de polêmicas na região, devido aos sucessivos acidentes envolvendo aeronaves que decolam do local, foi inaugurado em 1944 e ocupa um território de aproximadamente 550 mil metros quadrados.
O terminal iniciou suas atividades em janeiro de 1944. Muitos acidentes foram registrados de lá para cá. Em 2019, dois acidentes no Caiçara envolvendo aeronaves que decolaram do Carlos Prates resultaram em cinco mortos.