Saiba como deverá ser o novo bairro no antigo aeroporto Carlos Prates

 

Proprietário do terreno do antigo aeroporto Carlos Prates, o governo federal aprovou a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte para construir no local: 4,5 mil moradias, restaurante popular, estação de ônibus, UPA 24 horas, centro de saúde, duas escolas, centro esportivo e Unidade de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPV) com galpão de triagem de materiais recicláveis.

 

A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela PBH..

 

O aeroporto Carlos Prates foi desativado em março de 2023 e, desde então, a área de 580 mil metros quadrados é cobiçada por diferentes setores. A decisão do governo federal, na prática, avalizou a proposta da PBH de transformar o terreno em um novo bairro.

 

Entre as novas moradias, o prefeito Fuad Noman já havia informado a possibilidade de prédios de até 17 andares. Veja abaixo a imagem divulgada pela PBH sobre as futuras moradias:

 

 

Foi definido que 70% das 4,5 mil moradias serão de interesse social e 30% de livre comercialização.

 

Para receber os novos moradores, será preciso intervenções viárias e obras de mobilidade tanto dentro quanto fora do terreno, permitindo a interligação com a avenida Pedro II, o Anel Rodoviário e o bairro Padre Eustáquio. Veja na foto abaixo a proposta para as ruas do novo bairro:

 

 

Confira os equipamentos aprovados pelo governo federal:

 

Sociais: restaurante popular com horta/agroflorestal.

 

Educacionais: escola de educação infantil (EMEI), ensino fundamental (EMEF), Centro de Educação Integral (CEI), Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (CAPE).

 

Esportivos: Centro Esportivo e Skate Park.

 

Saúde: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Saúde (CS).

 

Cultural: Museu da Aviação e Centro Cultural.

 

Transporte: Estação de Transporte Coletivo São José e estruturação do siste ma viário.

 

Ambientais: Unidade de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPV), com galpão de triagem de materiais recicláveis.

 

Cessão da área

Vale lembrar que, em junho deste ano, a SPU já havia formalizado a cessão de três áreas (totalizando pouco mais de 22,2 mil metros quadrados) para a construção de duas escolas (ensino infantil e fundamental), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um Centro de Saúde. As obras da EMEI e do Centro de Saúde já começaram, o projeto da UPA está em processo de licitação e a EMEF ainda será licitada.

 

O Centro de Saúde funcionará 12 horas por dia e será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com 17 consultórios, sendo um odontológico, para ga rantir o atendimento da população. Além disso, haverá salas de espera, triagem, proce dimentos, curativos, coleta, vacinação, higienização e um espaço multiúso. Farmácia e setor de Zoonoses também farão parte da estrutura.

 

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará 24 horas por dia e serão realizados atendimentos de média e alta complexidade, como situações agudas, ca sos de doenças já diagnosticadas e que apresentem piora, ou situações que coloquem em risco a vida do paciente.

 

O Centro de Saúde e a UPA ocuparão uma área de 10,2 mil metros quadrados e serão construídos próximo ao Hospital Alberto Cavalcanti, aproveitando a vocação de saúde do local. O investimento estimado para a implantação dos dois equipamentos é de R$ 19,2 milhões.

 

O terreno onde ficarão as escolas de ensino infantil (EMEI) e fundamental (EMEF) compreende uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados. A EMEI também será construída por meio de PPP e a previsão é que atenda crianças de 0 a 5 anos, com 223 vagas em período integral ou 440 em tempo parcial. Já a EMEF atenderá alunos do 1º ao 9º ano. A estimativa de investimento para a implantação das duas escolas é de R$ 40,2 milhões.

 

A área do Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira foi a primeira cedida pelo governo federal para a PBH e passa por reforma. O terreno é de 95,6 mil metros quadra dos, cerca de 17% da área total do antigo aeroporto.

 

Clique aqui para ler outras notícias da região do Padre Eustáquio.

 

Você pode receber notícias da região em seu WhatsApp. Para isso, adicione nosso número na sua agenda (98477-7179) e nos envie um zap solicitando a sua inclusão em nossa linha de transmissão. Gentileza informar o bairro em que mora, trabalha ou estuda para que sua inclusão seja adicionada à linha de transmissão correta.

 

Veja vídeo abaixo e se inscreva em nosso canal: