Sofrimento de cavalo emociona moradores
O sofrimento de um cavalo que desabou enquanto puxava uma carroça na rua Pará de Minas foi um dos assuntos mais comentados, nesta terça-feira (12), no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste de Belo Horizonte.
O animal ainda tentou alguns passos antes de desabar no asfalto da Pará de Minas, uma das mais movimentadas do Padreco. Moradores e outras pessoas que passavam pelo local, no fim da manhã desta terça-feira (12), foram em socorro ao pangaré: levaram um balde com água e acionaram a Zoonoses.
O cavalo, que tem 7 anos, foi retirado da carroça. No asfalto, deitou a cabeça, deixou sangue sair pela boca e defecou. E como defecou. A Polícia Militar foi acionada para controlar tanto a situação quanto o trânsito, pois uma faixa da movimentada via precisou ser temporariamente interditada.
Rodrigo (nome fictício), o dono do animal, sustentou que o cavalo passou mal por ter se alimentado de broto verde:
— Choveu muito na semana passada e ele comeu broto muito verde. É cólica.
A queda do animal atraiu mais pessoas. Um homem que não quis se identificar ficou incomodado com a cena:
— Há poucos dias, na rua Vila Rica, vi um cavalo branco cair após levar uma chicotada do carroceiro. Estava num trecho de subida íngreme. Deu dó. Até parei o carro…
Não era Chumbinho, como sustentou Rodrigo:
— Esta é a primeira vez que ele passa mal.
Meia hora depois, mais gente já havia chegado ao local. Todos queriam ajudar, mas não sabiam como. Os militares que atenderam a ocorrência pararam a viatura na frente do pangaré, numa forma de protegê-lo contra eventual atropelamento. Chumbinho não tinha forças para se levantar.
Tremeu algumas vezes. E defecou. A boca procurava a água no balde. E a cabeça, por mais de uma vez, encontrou apoio no asfalto.
Por volta das 12h, uma equipe da Zoonoses de Belo Horizonte chegou num caminhão apropriado para resgatar o animal. Primeiro, ele recebeu uma dose de soro. Depois, foi levado…
Procurada pelo Jornal do Padre Eustáquio no fim do dia (13/11/2018), a PBH não informou o estado de saúde do animal.
A partir daqui, você irá ler a reportagem atualizada em 21/11/2018
A PBH divulgou nota sobre o estado de saúde do animal em 21 de novembro. O cavalo foi levado para o departamento de Veterinária da UFMG e passa bem. Segundo a PBH, não foi constatado maus-tratos.
Confira abaixo a nota da PBH:
O cavalo resgatado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na última semana, apresenta bom estado de saúde. Conforme avaliação veterinária não foi constatado maus-tratos e a SMSA aguarda resultado de exames para definição do diagnóstico do animal.
VEJA REPERCUSSÃO DA REPORTAGEM NO INSTAGRAM DO JORNAL DO PADRE EUSTÁQUIO
Leia também