Uma Garagem de Histórias e Livros
Paulo Fernandes – Olá, pessoal!
Hoje, peço licença para contar a história de um encantador de crianças, semeador de palavras, brincante, apaixonado pelos livros, escritor e contador de histórias: Pierre André e a realização de um sonho!
Pierre começou a contar histórias em 1997, quando participou do concurso “Os Melhores Contadores de Histórias”, organizado pela Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Para a sua surpresa, como ele mesmo diz, foi o grande vencedor.
Nesses 22 anos contando histórias, foram muitos festivais, escolas, empresas, praças, cidades e estados pelos quais esse encantador de crianças passou e encantou crianças e adultos com sua simplicidade e amor pelo trabalho.
Além de um contador de histórias que encanta crianças e adultos, Pierre também trabalhou como ator e dirigiu espetáculos, é palhaço e autor. Vale ressaltar que faz todas as suas atividades com muito amor e encantamento.
Paulo, qual sonho realizado pelo Pierre? Calma, pessoal! São muitos, mas o que vou contar aqui é de alegrar os corações e encher os olhos.
Tudo iniciou quando as histórias começaram a ser contadas profissionalmente e as editoras que o contratavam, doavam livros para que ele pudesse escolher e preparar as contações e, segundo Pierre, as histórias o escolhiam e o fazem até hoje.
Com tantas doações recebidas, o encantador de crianças pensou em construir uma biblioteca infantil em seu quarto e viu sua paixão pelos livros infantis aumentando. E a cada feira literária que participava ou ida a uma livraria, comprava mais e mais livros.
Pierre é uma dessas pessoas abençoadas com grandes amigos e amigas que se encantam com sua simplicidade, generosidade e alegria. E foi sua grande amiga Edméia Faria quem impulsionou a realização do sonho desse moço encantado.
Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes
Sabendo de sua paixão pelos livros, Edméia doou um grande acervo de livros do projeto “Leitura na Calçada”, criado por ela, estimulando assim o grande sonho do menino Pierre: construir uma Garagem de Histórias.
Vejam bem, não é uma simples “Garagem de Histórias”, o lugar é mágico, construído ao longo de 3 anos com muita dedicação, paixão e amor pelos livros e crianças.
No Domingo 10 de novembro, participei de um sarau de histórias e conheci este lugar mágico, idealizado e construído por esta pessoa generosa que é o Pierre André.
A garagem de sua casa foi transformada em espaço acolhedor, com um acervo de mais de 2000 livros disponíveis para crianças e adultos se deliciarem.
Pierre não pensou apenas em acomodar os livros em estantes ou prateleiras, o espaço foi construído reaproveitando materiais como caixas de papelão, guarda- roupa antigo, freezer. Uma biblioteca Sustentável.
A frase dita por Rubem Alves “O livro é um brinquedo feito com letra, ler é brincar”, tornou-se uma realidade na Garagem de Histórias. Quem entra, é convidado a brincar com as palavras e é arrebatado pela Casinha Literária, Freezoteca, pufs espalhados pelo espaço, bonecos, brinquedos pedagógicos.
A Biblioteca Garagem tem na parede uma pintura, homenageando o “Projeto Leitura na Calçada”, de Edméia.
Esse sonho realizado pelo escritor e semeador de palavras Pierre alimenta também o sonho de crianças e adultos por um espaço onde os livros são as estrelas e mediam o encontro entre pessoas e semeia leitura e literatura de qualidade.
Obrigado, Pierre André, por nos presentear com esse reino encantado dos livros e histórias, nascidos de um sonho e que nos alimentam a esperança através de uma atitude generosa e regada de amor.
Quer conhecer a Garagem de Histórias e embarcar neste mundo encantado dos livros?
Entre em contato com Pierre e saiba os horários de funcionamento, segue o link da Garagem de Histórias: https://www.facebook.com/garagemdehistorias/
Conhece algum projeto literário de grande potencial? Então conte para este colunista que vos escreve.
Até semana que vem!!